quarta-feira, 30 de novembro de 2016


Porque Cuba se chama Cuba




Heduíno Gomes

D. João II, através de navegações secretas, havia ficado a conhecer a geografia e verificou que o Tratado de Alcáçovas não nos convinha nada...Então, para convencer os reis de Espanha a aceitar o Tratado de Tordesilhas, precisava de fazê-los acreditar que poderiam chegar à Índia navegando para Ocidente.

Tratou pois de enviar o seu primo Salvador Fernandes Zarco como espião junto dos reis de Espanha, e montar assim a primeira grande operação de desinformação à escala global que deixa os especialistas do KGB a léguas de distância...

Salvador Fernandes Zarco era filho de D. Isabel Perestrelo (filha do descobridor da Madeira) e de D. Fernando, Duque de Beja (este era irmão de D. Afonso V, e tio de D. João II, e pai da Rainha D. Leonor e do D. Manuel I). Portanto, Salvador Fernandes Zarco era primo de D. João II e meio-irmão da Rainha D. Leonor e do D. Manuel I.

Então lá vai o Salvador a caminho da corte de Espanha, com as tábuas de Abraão Zacuto no bolso (informação científica altamente secreta que D. João II lhe deu para se orientar correctamente no Atlântico), dizendo ser genovês e chamar-se Cristovão Colon e a vender a ideia de chegar à Índia navegando para Ocidente...



Os reis de Espanha embarcaram na patranha e promoveram a viagem. Salvador Fernandes Zarco regressou da América dizendo que tinha chegado à Índia (é por isso que hoje os índios assim se chamam...) e os reis de Espanha prontificaram-se a assinar o Tratado de Tordesilhas. E assim estariam a enganar um dos nossos maiores de todos os tempos, D. João II... Ah, ah!

Um pormenor interessante. O papa, como mediador na contenda, propôs como linha divisória o meridiano de Cabo Verde. Mas D. João II, que conhecia a geografia e queria sacar o Brasil sem perder o Oriente, exigiu que o meridiano passasse a 370 léguas mais para Oeste... 370! Não eram 300 nem 400!

Nas suas andanças por aquelas bandas da América central, Salvador Fernandes Zarco foi dando como nomes àquelas terras os nomes da sua região natal. Ele nasceu em Faro, pequena aldeia perto da Cuba, no Baixo-Alentejo, a 5 km desta e a 18 km de Beja. Aquela ilha levou com o nome de Cuba e um dos seus locais o nome de Faro.

Eis porque o Castro é de Cuba — e não da Cuba.

É por esta razão que, como se vê no filme 1492, o chamado «Cristovão Colon» (que nunca assinou «Colombo»!), ao regressar da América, antes de ir para Sevilha contar aos reis de Espanha que tinha encontrado a «Índia», vai a Santarém fazer o relatório ao Príncipe Perfeito: missão cumprida!







D. Athanasius Schneider em defesa dos 4 Cardeais


«Nada podemos fazer contra a Verdade, mas somente a favor desta» (2 Cor 13, 8).
Uma voz profética de quatro Cardeais da Santa Igreja Católica Romana

Athanasius Schneider,

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santa Maria em Astana

24 de Novembro de 2016

Sua Excelência Reverendíssima, Msgr. Athanasius Schneider escreveu o seguinte texto para apoiar os 4 Cardeais que pediram ao Papa Francisco que lhes esclarecesse 5 dúvidas (dubia) sobre a aplicação pastoral da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia»:

Movidos por uma «profunda preocupação pastoral», quatro Cardeais da Santa Igreja Católica Apostólica Romana – Sua Eminência Joachim Meisner, Arcebispo Emérito de Colónia (Alemanha), Sua Eminência Carlo Caffarra, Arcebispo Emérito de Bolonha (Itália), Sua Eminência Raymond Leo Burke, Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta, e Sua Eminência Walter Brandmüller, Presidente Emérito do Pontifício Comité para as Ciências Históricas – publicaram, a 14 de Novembro de 2016, um texto com cinco questões – chamadas dubia (em latim, «dúvidas») – que, a 19 de Setembro de 2016, juntamente com uma carta, tinham enviado ao Santo Padre e ao Cardeal Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

No texto os Cardeais pedem ao Papa Francisco para esclarecer a «grave desorientação e grande confusão» acerca da interpretação e aplicação prática, particularmente do capítulo VIII, da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, e as suas passagens relacionadas com a admissão de divorciados recasados aos sacramentos e ao ensino moral da Igreja.

Na sua declaração intitulada «Procurando clareza: alguns nós por resolver em Amoris Laetitia», os Cardeais afirmam que para «muitos – bispos, párocos, e fiéis –, estes parágrafos fazem alusão, ou ensinam explicitamente, uma mudança da disciplina da Igreja a respeito dos divorciados que vivem numa nova união».

Ao dizê-lo, os Cardeais meramente afirmaram factos reais na vida da Igreja. Esses factos são demonstrados pelas orientações pastorais a cargo de diversas Dioceses e por declarações públicas de alguns Bispos e Cardeais, que afirmam que, em alguns casos, católicos divorciados recasados podem ser admitidos à Sagrada Comunhão, embora continuem a gozar dos direitos reservados pela Lei Divina a esposos validamente casados.

Ao publicar um apelo por clareza numa matéria que toca a Verdade e a Santidade simultaneamente de três sacramentos – Matrimónio, Confissão e Eucaristia – os quatro Cardeais apenas cumpriram o seu dever básico enquanto Bispos e Cardeais, que consiste em contribuir activamente a fim de que a revelação transmitida pelos Apóstolos possa ser sagradamente guardada e fielmente interpretada.

Foi, especialmente, o Concílio Vaticano II que recordou todos os membros do colégio dos bispos, enquanto sucessores dos apóstolos, da sua obrigação, «por instituição e preceito de Cristo, à solicitude sobre toda a Igreja, a qual, embora não se exerça por um acto de jurisdição, concorre, contudo, grandemente para o bem da Igreja universal. Todos os Bispos devem, com efeito, promover e defender a unidade da fé e disciplina comum a toda a Igreja» (Lumen gentium, 23; cf. também Christus Dominus, 5-6).

Ao fazer um apelo público ao Papa, Bispos e Cardeais deveriam ser movidos por uma genuína afeição colegial pelo Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo na terra, na esteira do ensinamento do Concílio Vaticano II (cf. Lumen gentium, 22); ao fazê-lo, devem render «serviço ao ministério primacial» do Papa (cf. Directório para o Ministério Pastoral dos Bispos, 13).

Toda a Igreja, nos nossos dias, deve reflectir sobre o facto de que o Espírito Santo não inspirou em vão São Paulo a escrever na carta aos Gálatas sobre o incidente da sua correcção pública a Pedro. Deve-se confiar que o Papa Francisco aceitará esse apelo público de quatro Cardeais no espírito do Apóstolo Pedro, quando São Paulo o corrigiu fraternalmente, para o bem de toda a Igreja.

Possam as palavras do grande doutor da Igreja, São Tomás de Aquino, iluminar e confortar-nos a todos: «Correndo iminente perigo a fé, os súbditos devem advertir os prelados, mesmo publicamente. Por isso, São Paulo, súbdito de São Pedro, repreendeu-o em público, por causa do perigo iminente de escândalo para a fé. E, assim, diz a Glosa de Santo Agostinho: ‘O próprio Pedro deu aos maiores o exemplo de se porventura desviarem do caminho recto, não se dignem ser repreendidos mesmo pelos inferiores’» (Suma Teológica, II-II, q. 33, ad 2).

O Papa Francisco, frequentemente, clama por um franco e destemido diálogo entre todos os membros da Igreja em matérias relacionadas ao bem espiritual das almas. Na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o Papa fala da «necessidade de continuar a aprofundar, com liberdade, algumas questões doutrinais, morais, espirituais e pastorais. A reflexão dos pastores e teólogos, se for fiel à Igreja, honesta, realista e criativa, ajudar-nos-á a alcançar uma maior clareza» (n. 2). Ademais, o relacionamento em todos os níveis na Igreja deve ser livre de um clima de medo e intimidação, como pediu o Papa Francisco em vários dos seus pronunciamentos.

À luz destes pronunciamentos do Papa Francisco, e do princípio do diálogo e aceitação da legítima pluralidade de opiniões promovido pelos documentos do Concílio Vaticano II, as reacções incomumente violentas e intolerantes provenientes de alguns Bispos e Cardeais, contra o calmo e circunspecto apelo de quatro Cardeais, causa enorme perplexidade. De entre essas reacções intolerantes podem-se ler afirmações como: os quatro Cardeais são tolos, ingénuos, cismáticos, heréticos, e mesmo comparáveis aos hereges arianos.

Esses julgamentos, claramente sem misericórdia, revelam não só intolerância, recusa ao diálogo e ira irracional, mas demonstram também uma capitulação à impossibilidade de dizer a Verdade, uma capitulação ao relativismo doutrinal e prático, na fé e na vida. As reacções clericais mencionadas contra a voz profética de quatro Cardeais ostentam, em última análise, impotência diante da Verdade, que inquieta e importuna a aparentemente pacífica ambiguidade desses críticos do clero.

As reacções negativas à declaração pública dos quatro Cardeais assemelha-se à confusão generalizada da crise Ariana no século IV. É útil citar, na situação de confusão doutrinal dos nossos dias, algumas afirmações de Santo Hilário de Poitiers, o «Atanásio do Ocidente».

«Vós [os bispos da Gália], que ainda permaneceis juntos de mim fiéis a Cristo, não cedais quando ameaçados com a investida da heresia; e agora, ao encontrar essa investida, rompeis toda a sua violência. Sim, irmãos, vós conquistastes, para a abundante alegria daqueles que compartilham a vossa fé: e a vossa inalterada constância conquistou a dupla glória de manter uma consciência pura e dar um exemplo de autoridade» (Hil. De Syn., 3).

«A vossa fé invencível mantém a honrosa distinção de cioso valor e, contentada por repudiar a acção astuta, vaga ou hesitante, seguramente obedece em Cristo, preservando a profissão da sua liberdade. Pois, desde que sofremos todos profunda e penosa dor pelas acções dos iníquos contra Deus, apenas dentro das nossas fronteiras pode ser encontrada a comunhão em Cristo, a partir do momento em que a Igreja passou a ser atribulada por perturbações, como o exílio dos bispos, a deposição dos padres, a intimidação do povo, a ameaça à fé, e a definição do significado da doutrina de Cristo por força e vontade humana. Vossa resoluta fé não pretende ignorar esses factos ou professar que se possa tolerá-los, notando que, por um assentimento enganoso, ela se veria diante das grades da consciência» (Hil. De Syn., 4).

«Hei dito o que eu mesmo creio, consciente de que era meu dever como soldado ao serviço da Igreja, segundo o ensinamento do Evangelho, o enviar-lhes por estas cartas a voz do ofício que sustento em Jesus Cristo. Corresponde a vós discutir, prover e actuar, e que possais guardar com corações zelosos a fidelidade inviolável que mantendes, e que continueis sustentando o que sustentais» (Hil De Syn., 92).

As seguintes palavras de São Basílio Magno, dirigidas aos bispos latinos, podem ser aplicadas em certos aspectos à situação daqueles que em nossos dias solicitam clareza doutrinal, incluindo os quatro cardeais: «Um único delito que hoje em dia será severamente castigado é o de manter cuidadosamente as tradições dos nossos pais na fé. Não estamos sendo atacados por riquezas, glória ou benefícios temporais. Descemos ao campo de batalha para lutar por a nossa herança comum, pelo grande tesouro da fé recebido dos nossos pais. Aflijam-se connosco todos que amam os seus irmãos, pelo silêncio dos homens da verdadeira religião, pela abertura dos lábios ousados e blasfemos de todos os que pronunciam injustiças contra Deus, e pelos pilares da fé sendo destruídos. Nós, cuja insignificância há permitido que passemos ignorados, e estamos privados do nosso direito de falar livremente» (Ep. 243, 2.4).

Hoje, estes bispos e cardeais que solicitam clareza e que intentam cumprir o seu dever guardando santa e fielmente a Revelação Divina transmitida em relação aos sacramentos do Matrimónio e da Eucaristia, já não estão exilados como o estavam os bispos da Niceia durante a crise ariana. Ao contrário do tempo da crise ariana, tal como escreveu em 1973 Rudolf Graber, bispo de Ratisbona, hoje o exílio dos bispos é substituído por estratégias para silenciá-los e por campanhas de difamação (Cf. Athanasius und die Kirche unserer Zeit, Abensberg 1973, p. 23).

Outro campeão da fé católica durante a crise ariana foi São Gregório Nazianzeno. Ele escreveu a seguinte descrição do comportamento da maioria dos pastores da Igreja daquele tempo. Essas palavras do grande doutor da Igreja deveriam ser uma advertência salutar para os bispos de todos os tempos: «Certamente os pastores agiram como insensatos, porque, salvo um número muito reduzido – que resistiu por a sua virtude, mas que foi desprezado por a sua insignificância, e que havia de restar como uma semente ou raiz de onde renascesse o novo Israel sob o influxo do Espírito Santo –, todos os outros cederam às circunstâncias, com a única diferença de que uns sucumbiram de imediato e outros mais tarde, uns estiveram na linha da frente dos campeões e chefes da impiedade, e outros uniram-se às filas dos seus soldados na batalha, vencidos pelo medo, pelo interesse, pela adulação ou, o que é mais inexcusável, por sua própria ignorância» (Orat. 21, 24).

Quando no ano de 357, o Papa Libério assinou uma das denominadas fórmulas de Sirmium, na qual descartava deliberadamente a expressão dogmaticamente definida de «homoousios», e excomungou Santo Atanásio para ficar em paz e harmonia com os bispos arianos e semi-arianos do leste, alguns fiéis católicos e bispos, especialmente Santo Hilário de Poitiers, escandalizaram-se profundamente.

Santo Hilário transmitiu a carta que o Papa Libério escreveu aos bispos orientais, anunciando a aceitação da fórmula de Sirmium e a excomunhão de Santo Atanásio. Com grande dor e consternação, Santo Hilário agregou à carta, numa espécie de desesperação, a frase: «Anathema tibi a me dictum, praevaricator Liberi» («Eu te digo ‘anátema’, prevaricador Libério»), (cf. Denzinger-Schönmetzer, n.º 141). O Papa Libério queria paz e harmonia a todo custo, incluso às expensas da Verdade Divina. Na sua carta aos bispos heterodoxos latinos Ursácio, Valente e Germínio, anunciando-lhes as decisões acima mencionadas, escreveu que preferia antes paz e harmonia do que o próprio martírio (cf. Denzinger-Schönmetzer, n.º 142).

Em que contraste dramático jazia o comportamento do Papa Libério frente à seguinte convicção de Santo Hilário de Poitiers: «Não conseguimos paz às custas da Verdade, fazendo concessões para adquirir a fama de tolerantes. Conseguimos paz lutando legitimamente segundo as regras do Espírito Santo. Há um perigo em aliar-se secretamente com a impiedade que se adorna com o formoso nome da paz» (Hil. Ad Const., 2, 6, 2).

O beato John Henry Newman falou sobre esses lamentáveis e inusuais feitos com a seguinte afirmação sábia e equilibrada: «Se bem seja historicamente certo, não é de nenhuma maneira doutrinalmente falso que um papa, como doutor privado, e muito mais os bispos, quando não ensinam formalmente, possam errar, tal como vemos que erraram no século quarto. O papa Libério podia assinar a fórmula Eusebiana em Sirmium, e a massa dos bispos em Rimini ou outro lugar, e apesar desses erros continuar sendo infalível nas suas decisões ex cathedra.» (The Arians of the Fourth Century, London, 1876, p. 465).

Os quatro cardeais, com a sua voz profética, pedindo clareza doutrinária e pastoral, têm um grande mérito diante das suas próprias consciências, diante da história, e diante dos inumeráveis simples fiéis católicos dos nossos dias, empurrados para a periferia eclesial pela sua fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo sobre a indissolubilidade do Matrimónio. Mas, sobretudo, os quatro cardeais têm um grande mérito aos olhos de Jesus Cristo. Devido à coragem das suas palavras, os seus nomes brilharão resplandecentes no dia do Juízo Final. Eles obedeceram à voz das suas consciências, recordando o que dissera São Paulo: «Nada podemos fazer contra a Verdade, mas somente a favor desta» (2 Cor 13, 8). Seguramente, no Juízo Final, os já mencionados críticos dos quatro cardeais – na sua maioria clérigos – não terão uma resposta fácil a dar pelo seu ataque violento ao justo, valioso e meritório acto destes quatro membros do Sagrado Colégio Cardinalício.

As seguintes palavras inspiradas pelo Espírito Santo retêm o seu valor profético, especialmente diante da crescente confusão doutrinal e prática a respeito do sacramento do Matrimónio nos nossos dias: «Porque virá um tempo em que os homens não suportarão mais a sã doutrina, mas sim, com ânsias de ouvir novidades, se darão mestres que agradem a sua concupiscência. Apartarão o ouvido da Verdade, para voltá-lo às fábulas. Por tua parte, sê sóbrio em tudo, suporta o adverso, faz obra de evangelista, cumpre bem o teu ministério» (2 Tim 4, 3-5).

Que todos aqueles que, nos nossos dias, levam ainda a sério os seus votos baptismais e as suas promessas sacerdotais e episcopais, recebam a fortaleza e a graça de Deus para reiterar com Santo Hilário as palavras: «Que fique eu para sempre no exílio, desde que a Verdade comece a pregar-se outra vez!» (De Syn., 78). Desejamos de todo o coração essa fortaleza e graça aos quatro cardeais, assim como aos que os criticam.


(Tradução: Senza Pagare)





terça-feira, 29 de novembro de 2016


Portugal na Ibéria




Repensar Portugal

A posição de Portugal na Ibéria deve ser vista à luz de vários factores.

Primeiro. Apenas uma forte identidade como a portu­guesa, fruto das parti­cularidades do seu povo e de novecen­tos anos de história rica de êxitos, poderia manter a sua indepen­dência face a um vizinho cobiçoso, militarmente mais po­deroso e ameaçador.

Segundo. O Estado espanhol, tutelado por Castela, per­manece um arqui-inimigo da independência portuguesa, ape­sar de hoje ser obrigado a agir de forma própria no quadro interna­cional actual, que já não lhe permite as veleidades militares de ou­trora, a que aliás assistimos até mesmo no século XX.

Terceiro. A luta dos movimentos independentistas das nações ibéricas hoje submetidas a Castela previsivelmente conduzirá, a prazo, ao desman­telamento do Estado espa­nhol, acontecimento apenas protelado pela ainda manuten­ção do regime monárquico, entretanto já posto em causa.

Quarto. A ultrapassagem económica de Portugal pela Espanha como consequência do acidente histórico do 25 de Abril de 1974 pode ser apenas um episódio conjuntural, dependendo a recolocação de Portugal na dianteira exclu­si­vamente das políticas portuguesas serem adequa­das, isto é, dependendo exclu­si­vamente dos Portugueses.

Quinto. O actual adiantamento conjuntural da Espanha se­duz alguns portugueses e é utilizado como isco por co­mer­­ciantes ávi­dos e sem valores patrióticos, tecnocratas apátridas e políticos e in­telec­tuais ven­didos a inte­resses castelhanos, que procuram camuflar os seus interesses materiais com variantes do velho ibe­rismo.

Sexto. A integração de Portugal e do Estado espanhol na União Europeia não significa de modo nenhum o desa­parecimento das fronteiras entre os dois estados, como pretendem falacio­samente os hiper-europeístas internos, com interesses co­merciais ou políticos, e os seus seguidores inconscientes.


Num momento em que se adivinha o desman­telamento do Estado espanhol, tornam-se visivelmente irrealistas as aspirações e a propaganda para realizar o sonho unifi­cador iberista de alguns. No entanto, o neo-iberismo, hoje mais de cariz mercanti­lista do que político, exerce sobre alguns responsáveis políticos portugueses, se não um certo fascínio, pelo menos uma influência inibidora dos seus deveres de Estado no relacionamento com o Estado espa­nhol, no­meadamente no cenário europeu.

Hoje, no cenário das instituições europeias, joga-se em grande parte não apenas o futuro de Portugal mas também as relações entre Portugal e o Estado espanhol. Aí, tal como ontem em Aljubarrota e Montes Claros, os representantes de Portugal devem demonstrar grande consciência e gran­de firmeza na defesa dos interesses portugue­ses.

O Estado espanhol ocupa ilegalmente as terras portu­guesas de Olivença e procura fazer cair no esquecimento o assunto. Portugal deve utilizar todas as tribunas interna­cionais à sua disposição, no­meadamente as insti­tuições europeias, a NATO e as Nações Unidas, para fazer valer os seus direitos e obter a reso­lução deste problema pendente.

Das previsíveis e inevitáveis mudanças profundas nas estruturas de Estado peninsulares resultará uma maior influência por­tuguesa no contexto ibérico. Com essa trans­formação política, também a língua castelhana per­derá influência na Europa e no mun­do e, consequente­mente, a língua portuguesa ganhará uma melhor posição relativa.






segunda-feira, 28 de novembro de 2016


A propósito de Olivença e da visita do novo Filipe


Declaração do Grupo dos Amigos de Olivença


Por ocasião da visita a Portugal do Chefe de Estado de Espanha, Sua Majestade o Rei Filipe VI, o Grupo dos Amigos de Olivença, torna público o seguinte:

A Questão de Olivença, inquestionavelmente presente na realidade política luso-espanhola, continua por resolver, uma vez que Portugal não reconhece a soberania de Espanha sobre o território e considera o mesmo, de jure, português. Aliás, o Governo português, conforme o comando constitucional, tem reafirmado publicamente que «mantém a posição conhecida quanto à delimitação das fronteiras do território nacional» e que «Olivença é território português».

O litígio à volta da soberania de Olivença, propiciando, pela sua natureza, desconfiança e reserva entre os dois Estados, tem efeitos reais e negativos no seu relacionamento. Se o confronto se evidencia em episódios «menores», também é certo que muitos dos atritos e dificuldades verificados em áreas relevantes da política bilateral terão causa na persistência da Questão de Olivença.

Porque uma política de boa vizinhança entre os dois Estados não pode ser construída sobre equívocos e ressentimentos, sendo escusada, inadmissível e insustentável a tentativa de esconder a existência política da Questão de Olivença e os prejuízos que ela traz ao relacionamento peninsular, impõe-se que a mesma seja inscrita — com natural frontalidade e sem subterfúgios — na agenda diplomática luso-espanhola.

Nas circunstâncias actuais, em que se procura aprofundar essa visão de amizade fraterna entre os dois povos, assente numa amizade antiga e por conseguinte experimentada, exigente e desafiadora, e integrando Portugal e Espanha os mesmos espaços políticos, económicos e militares, com salutar aproximação e colaboração em vastas áreas, são propícias a que ambos os Estados assumam que é chegado o momento de discutir, de forma adequada, a Questão de Olivença e de dar cumprimento à legalidade e ao Direito Internacional.

O Grupo dos Amigos de Olivença, com a legitimidade que lhe conferem 78 anos de esforços pela retrocessão do território, lança um desafio aos Governantes dos dois Estados para que, no respeito pela História, pela Cultura e pelo Direito, dêem início a conversações que conduzam à solução justa do litígio.

O Grupo dos Amigos de Olivença, na véspera do 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência Nacional, obra do glorioso e unânime esforço colectivo do povo português, fazendo seus os anseios de tantos e tantos portugueses, apela ao Governo de Portugal para que, resolutamente, leve por diante a sustentação dos direitos de Portugal. 

O Grupo dos Amigos de Olivença, apela a todos os cidadãos para que, no pleno exercício dos seus direitos, manifestem o seu apoio à defesa de Olivença Portuguesa.


OLIVENÇA É TERRA PORTUGUESA!

VIVA OLIVENÇA PORTUGUESA!





«Eu matei Castro — assinado: Deus»


Daniel Martins, IPCO, 26 de Novembro de 2016

Morre em Havana, aos 90 anos, o ditador comunista Fidel Castro. Perto de um século de tirania, de chantagem ao mundo Ocidental, de perseguição e matança de tantos e tantos que pereceram no seu paredón bradando «Viva Cristo Rei».

A sua morte faz lembrar a frase do ímpio filósofo Nietsche, cujos seguidores inscreveram no seu túmulo, logo após a sua morte: «Eu matei Deus – ass. Nietsche». Dias depois, um católico, não sem uma saborosa pitada de ironia, escreveu ao lado um epitáfio irrefutável e muito mais apropriado: «Eu matei Nietsche – ass. Deus». Contra factos, não há argumentos… Naquele lugar, jazia o cadáver de alguém que julgava ter morto, na mente dos homens, a ideia de um Deus transcendente e todo-poderoso.

Desejamos de todo o coração que, vencidas as convulsões que nos ameaçam de todas as partes, a Revolução, na qual Castro teve um infame papel, morra de uma vez por todas. É o que desejamos, motivo pelo qual lutamos, tendo Deus do nosso lado.