segunda-feira, 24 de março de 2014

Debate sobre história de Portugal em Paris


CONVITE

Ciclo de debates

«Portugueses de França»

Organização: Rádio Alfa, LusoJornal e Consulado Geral de Portugal em Paris


4.° Debate

A participação dos Portugueses

na Primeira Guerra Mundial

Com a participação de:

Nuno Severiano Teixeira, Historiador e ex-Ministro da Defesa

e também:

Nuno Gomes Garcia, autor de O Soldado Sabino

Cristina Drios, autora de Os Olhos de Tirésias


Moderação do debate:

Artur Silva (Rádio Alfa) e Carlos Pereira (LusoJornal)


Terça feira, dia 25 de Março, às 18h30


Consulado Geral de Portugal em Paris
6-8 rue Georges Borger
75017 Paris
Metro: Monceau (linha 2)


No dia 9 de Abril de 1918 teve lugar a batalha de La Lys, uma batalha que decorreu no norte da França, durante a primeira guerra mundial e que colocou o Corpo Expedicionário Português na primeira linha de combate.

Portugal entrou no conflito em 1917, com 55 000 soldados, que combateram essencialmente no norte de França, ao lado das tropas francesas e britânicas.

O cemitério militar português de Richebourg e o monumento ao soldado português em La Couture são, hoje, os marcos mais visíveis dessa participação dos Portugueses na primeira guerra mundial.

O cemitério de Richebourg recolheu, entre 1924 e 1938, 1 831 corpos provenientes de vários cemitérios em França (Le Touret, Ambleteuse, Brest,…), na Bélgica (Tournai) e na Alemanha. Não muito longe dali, na pequena aldeia de La Couture, o monumento ao soldado português, da autoria do escultor António Teixeira Lopes, foi inaugurado no dia 10 de Novembro de 1928.

O palacete onde esteve instalado, por algum tempo (entre Maio de 1917 e Abril de 1918), o quartel-general do Corpo Expedicionário Português, em Saint Venant, hoje propriedade do casal Rousseau, é actualmente uma casa de hóspedes.





Sem comentários: