terça-feira, 19 de novembro de 2013

É capaz de lhe chamarem o melhor árbitro do mundo


Entre as peneiras e auto-elogios do Vítor Pereira & C.ª da arbitragem e a prática há um fosso. Este «filósofo da arbitragem» é, na realidade, o Blater doméstico. Vejamos num texto que circula na net o que se passou na Roménia com o seu craque Pedro Proença. Sim, o que se passou na Roménia. Porque do que se passa cá sabemos nós há muito tempo.

Da net

A imprensa da Roménia considera inaceitável que o árbitro português não tenha visto Mitroglou em fora de jogo no 1-0.
Pedro Proença criticado pela Imprensa romena (com vídeo)
A arbitragem de Pedro Proença no Grécia-Roménia continua a merecer críticas dos romenos, apesar de o seleccionador Victor Piturca admitir que a derrota por 3-1 ficou a dever-se a erros dos seus jogadores. A comunicação social da Roménia arrasa a equipa de arbitragem portuguesa por ter validado o 1-0. Na altura, Mitroglou estava em fora de jogo e a comunicação social romena considera incompreensível que Proença não tenha visto mais dois jogadores gregos em posição irregular. «É impossível não perceber que estão três jogadores em fora de jogo. Até se fosse um árbitro de segundo escalão a falhar, aconselhava-o a deixar a arbitragem. Devia pedir-nos desculpa», afirmou o antigo árbitro Dan Lazarescu.

Não houve nenhum protesto oficial, mas antes do jogo, a nomeação de Proença não foi bem aceite e a federação romena enviou um documento à FIFA, alertando para a possibilidade de se «levantarem suspeitas» por Proença ser português como o seleccionador da Grécia, Fernando Santos.

Os romenos queixam-se ainda de dualidade de critérios no capítulo disciplinar. «Foram marcadas faltas em excesso contra nós e não vimos isso do lado grego», disse o avançado Marica, numa alusão à expulsão de Lazar.

Recorde-se que no passado, Proença também esteve na mira dos romenos. Em 2010, foi criticado após o desaire por 2-0 com a França, na qualificação para o Euro'2012 e já este ano o Steaua contestou a sua actuação após o 2-2 com o Légia de Varsóvia, no play-off de acesso à Champions.





Sem comentários: