quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um documentário comovente na TVI 24
sobre os «montoneros»


Heduíno Gomes

A TVI 24 acaba de passar um documentário acerca da repressão do ditador argentino Vilela. Raptos, torturas, desaparecimentos, assassínios, tudo aquilo que sabemos próprio das ditaduras.

Depoimentos de filhos de desaparecidos, de sobreviventes, de testemunhas. Para que não haja dúvidas sobre os factos. E as vítimas eram principalmente os «montoneros».

Só que… pois, só parte dos factos.

E quem eram esses «montoneros» e o que faziam essas santas criaturas?

Tratava-se de uma organização armada, responsável por vários massacres, atentados à bomba e cocktails Molotov, raptos, tortura, centenas de mortos e feridos. Em 1973 haviam-se fundido com outra organização do género, as Forças Armadas Revolucionárias, cisão do Partido Comunista da Argentina e de feição castrista.

Não falando já dos interesses soviéticos na destabilização da América do Sul na época, será legítimo a um estado defender-se, defender o seu país e defender os seus cidadãos destes criminosos, aplicando as medidas proporcionais à ameaça e necessárias para aniquilá-la? Afinal, quem deu o exemplo desses crimes, Vilela ou os «montoneros»?

Eis as perguntas que devem ser colocadas aos «democratas» da TVI responsáveis pela transmissão deste produto tóxico televisivo.





Sem comentários: