sexta-feira, 14 de junho de 2013

Forças no Próximo-Oriente: Israel feliz


Daniel PipesThe Washington Times (resumo)

Demografia

Para manter a população de um país é necessário que as mulheres, em média, dêem à luz 2,1 filhos. Israel tem um índice de natalidade de 2,65, sendo assim o único país avançado a exceder a reposição. (O país que chega mais perto é a França com 2,08, e graças aos filhos de imigrantes). Apesar dos religiosos e dos árabes responderem de alguma forma por esse índice robusto, os judeus seculares são a chave.
Israel tem mais crianças per capita que
qualquer outro país do primeiro mundo.
Economia

Durante a recessão entre 2008 e 2012, Israel desfrutou de um crescimento de 14,5% do produto interno bruto, tendo a maior taxa de crescimento económico entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). (As economias adiantadas, no conjunto, tiveram uma taxa de crescimento de 2,3%, com o peso dos Estados Unidos de 2,9% e a zona do Euro de 0,4% negativo).

Investigação

Israel investe 4,5% do produto interno bruto em investigação, a mais alta percentagem do mundo.

Energia

Segundo os especialistas, pelas  descobertas de gás e petróleo, «a Terra Prometida, do ponto de vista de recursos naturais, poderia ser, palmo a palmo, o país mais rico em energia do mundo».
Gás natural do campo Tamar em Israel
acaba de chegar aos consumidores.
Defesa

Com a Síria e o Egipto absorvidos pelos problemas internos, a ameaça que esses países apresentavam, por ora, praticamente desapareceu. Graças a tácticas inovadoras, os ataques terroristas foram quase eliminados. As Forças de Defesa de Israel contam com recursos humanos excepcionais e encontram-se na vanguarda da tecnologia militar.

A sociedade israelita confirmou a sua prontidão para combater num conflito prolongado. O diferencial de poder entre Israel e seus vizinhos árabes continua a crescer.

O problema nuclear iraniano pode ser menos terrível do que parece. Segundo os estrategos, com o poder destrutivo imensamente superior do arsenal nuclear israelita e com o crescente sistema defensivo de mísseis, uma batalha nuclear causaria certamente grande destruição em Israel, mas o Irão seria completamente destruído. A recuperação iraniana não seria possível no sentido convencional do termo.

Diplomacia

O êxito do movimento «boicote, desinvestimento e sanções» é muito limitado. Um órgão da ONU aprovou mais uma condenação. Contudo, Israel mantém relações diplomáticas com 156 dos 193 membros das Nações Unidas. Em termos globais, Israel está realmente bem integrado.

Opinião pública americana

Em sondagens de opinião realizadas nos Estados Unidos, principal aliado de Israel, o Estado judeu bate os palestinos por 4-1. Apesar das universidades serem realmente hostis, no conjunto da população a relação é diferente.

Unidade interna

As tensões entre os asquenazitas e os sefaraditas diminuíram com o tempo devido a uma combinação de casamentos mistos e a polinização cruzada das culturas.

A questão da falta de participação dos religiosos está finalmente a ser abordada.

Artes

Os israelitas deram contribuições culturais impressionantes, especialmente na música clássica, tornando Israel uma «mini superpotência nas artes».
A Israel Philharmonic Orchestra (Orquestra Filarmônica de Israel),
fundada em 1936 é uma respeitada instituição cultural. 




Sem comentários: