quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os candidatos de Passos Coelho
------------------------------------------------
Francisco José Viegas: intelectual burrinho
ou desonesto?

Heduíno Gomes
Passos Coelho comprou o passe do intelec Francisco José Viegas e colocou-o em cabeça de lista em Bragança. Vejamos as habilidades mentais do artista.
O intelec Francisco José Viegas, no programa da TVI em que é comentador, teve um daqueles raciocínios lógicos que daria para irremediavelmente chumbar em filosofia e em matemática.
O assunto era a pedofilia praticada por uns padres (e supostamente por outros). Então, pretendia o nosso intelec da III República (para quem não saiba, esta qualificação aqui utilizada é duplamente pejorativa) que, por esta razão, a Igreja perdeu a autoridade moral sobre a bandalheira sexual da modernidade.
Vejam-me bem essas premissas e a conclusão do primata! Apesar da moderadora do programa lhe chamar a atenção para a bronca lógica, o tipo insistiu na sua até ao fim.
Burrinho em lógica ou desonesto? Ou juiz em causa própria?
Não há dúvida, está à altura do detentor do seu passe.
 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fernando Nogueira:
a explicação porque não teve os «tiques» no sítio

José Cruz
No post anterior, é levantado o problema de Fernando Nogueira não ter tido os «tiques» no sítio quando Cavaco o traiu. A explicação é simples.
Durante os 10 anos de governo cavaquista e presidência cavaquista do PPD, Fernando Nogueira era uma das peças mais influentes do patrão Cavaco, precisamente o seu braço direito.
Fernando Nogueira ainda não era colaborador de Jardim Gonçalves no BCP e não possuía a habilidade dos seus rivais Dias Loureiro, Duarte Lima, Ângelo Correia e outros para ganhar uns cobres fazendo valer as suas influências. Em 1986, tendo necessidade de comprar uma casa e faltando-lhe dinheiro, pediu-o emprestado ao Partido, tendo Cavaco concedido o empréstimo de 3500 contos sem juros e sem prazo.
A dívida era secreta mas o núcleo central cavaquista tinha conhecimento dela. E quando se desenvolvem as rivalidades no seu interior, os seus inimigos de dentro, em 1991, fornecem a informação ao jornal Independente.
Quando, em 1996, Fernando Nogueira pretende pagar o empréstimo, e insiste nisso, o documento tinha desaparecido do cofre do Partido e os seus dirigentes de então diziam que tudo estava saldado apesar da insistência do devedor em pagar.
E assim se percebe como Cavaco tirou a Nogueira os «tiques» do sítio apesar deste ter sido miseravelmente traído pelo sonso de Boliqueime.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os tiques dos caciques

Heduíno Gomes
Fernando Nogueira, que reapareceu em cheio, e a fantástica Paula Teixeira da Cruz, a da campanha abortista, resolveram mandar umas bocas sobre o Paulo Portas, dizendo que este tem um «tiques socráticos».
De facto o Portas tem uns tiques. Mas também é verdade que os dois acusadores de tiques não têm nada de substancial no plano político para acusar o Portas, que os deixa a léguas, apesar dos seus tiques.
E a propósito de tiques.
Dos tiques da abortista não vale a pena falar pois toda a gente os vê na televisão.
E dos «tiques» de Fernando Nogueira, só é pena que não os tenha tido no sítio quando o Cavaco, de quem foi capacho, o traiu indecentemente.