sexta-feira, 15 de abril de 2011

Não será melhor alguém passar lá em casa
a ver se está tudo bem?

(Anónimo)
A crise política começou e Cavaco não disse nada.
O Sócrates ameaçou demitir-se e Cavaco nada disse.
O Sócrates demitiu-se mesmo e Cavaco continua sem nada dizer.
Pergunto eu, não será melhor alguém passar lá em casa a ver se está tudo bem? Nos dias de hoje todo o cuidado é pouco com idosos sozinhos em casa.

1 comentário:

Anónimo disse...

«Colombo Português–Novas Revelações» a Luso-Americano Publicado na Polónia
Uma das maiores editoras polacas, Domu Wydawniczego Rebis, acaba de adquirir os direitos de publicação na língua polaca do livro «Colombo Português–Novas Revelações» do historiador Luso-Americano Manuel Rosa. Com estas novidades é certo que a controvérsia sobre o Colombo Português continuará a aquecer mundialmente já que muitos académicos aceitam os novos factos expostos neste livro como prova de que a história sobre o “tecelão Colombo genovês” era falsa. O livro foi publicado na Espanha em 2010 com título «COLÓN: La Historia Nunca Contada» prefaciado pelo Professor Joaquim Veríssimo Serrão.
Recebendo já a seguinte opinião do autor e critico José Antonio Carbonell Pla, “Con gran profusión de datos, y gracias a un profundo estudio de textos originales… Creo que, en efecto, la obra logra cambiar la perspectiva histórica existente sobre la figura colombina, gracias al rigor científico de las deducciones y sus fundados criterios.”

Um dos maiores especialistas de hoje sobre a vida de Colombo, Manuel Rosa leva 20 anos a investigar a vida deste famoso navegador e as novas revelações contidas no livro estão a causar grande transtorno entre os académicos de vários países que continuam a insistir na ideia do Colombo plebeu que andava perdido e acreditava ter chegado à verdadeira Índia. O autor contesta tais afirmações baseando-se em documentos e notas pessoais de Colombo, e diz que Colombo nunca andou perdido mas que, em vez, estava mentindo aos espanhóis por ser um agente de D. João II em Espanha. Esta ideia é corroborada pelo Professor James T. McDonough, Jr., (Saint Joseph's University de Filadélfia em Pensilvania, EUA) escrevendo que “tendo lido o livro Colombo Português - Novas Revelações hoje acredito totalmente que Colombo é culpado de uma grande fraude cometida durante duas décadas contra os seus patrões em Espanha.”

Como é óbvio, este Picoense radicado nos EU está a criar inimigos na Itália, mas Manuel Rosa tem também muitos apoiantes. Por exemplo, o Professor Joaquim Veríssimo Serrão –antigo Reitor da Universidade de Lisboa e Presidente da Academia Portuguesa da História de 1975 a 2006- escreve no Prefácio do livro que “muito contribuíram as investigações que Manuel Rosa teceu num esforço de revisão que merece o qualificativo de sério e diligente.”

O livro “Colombo Português - Novas Revelações” está à venda mundialmente na Amazon.com.